Diagnóstico

Ao longo do ano, existem campanhas de rastreamento de vários tipos de câncer, que são identificadas por meses e cores. As mais conhecidas são o Outubro Rosa para o câncer de mama e o Novembro Azul para o câncer de próstata. Rastreamento significa fazer exames para se tentar descobrir uma doença antes que ela cause sintomas. É importante que toda a população alvo, ou seja, os indivíduos de maior risco e sem sintomas, participe dessas campanhas fazendo tais exames, conforme as recomendações médicas.
Imagem Diagnóstico
Por outro lado, o indivíduo pode apresentar sinais em seu corpo ou sintomas que o levam a procurar um médico. Na maioria das vezes não se trata de câncer. No entanto, eventualmente o câncer pode ser descoberto a partir desses sinais e sintomas.

De uma forma ou de outra, o médico poderá lançar mão de exames para investigar os sinais ou sintomas apresentados ou fazer o rastreamento. Existem vários tipos de exames que servirão não apenas para se fazer o correto diagnóstico como também para avaliar o estágio da doença e o seu prognóstico. O estadiamento consiste em determinar o estágio da doença, se a ela está localizada ou avançada, o que implica no prognóstico da doença, ou seja, na estimativa da sua evolução e duração.

Rodrigo de Assis Moraes – Doctoralia.com.br

Fique por Dentro

Receba as Novidades

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Oncologista Clínico em
Campinas - SP

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Médico Oncologista Clínico em Campinas - SP com a missão diária de ajudar as pessoas no enfrentamento do câncer e contribuir para a promoção da saúde e do bem estar.

Graduação e residência médica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com estágio na Mayo Clinic nos EUA e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Associação Médica Brasileira.

Posso ajudar?