Idade

O avançar da idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer em geral. No entanto, é um fator de risco não modificável.
Imagem Idade

O aumento da idade aumenta o risco de câncer?

Sim.

As taxas de incidência de câncer em geral aumentam continuamente com o aumento da idade, como se pode observar no gráfico abaixo, obtido do serviço de epidemiologia (SEER) dos EUA:

Neste gráfico, quanto mais altas as colunas, maior é a incidência de câncer. Do gráfico é possível perceber que quanto maior a faixa etária das pessoas, maior é o risco de desenvolver câncer.

A idade mediana para o diagnóstico de câncer é 66 anos. Em outras palavras, metade de todos os casos de câncer ocorrem em pessoas antes dessa idade e metade em pessoas acima dessa idade.

Conforme as pessoas envelhecem, há mais tempo para os danos nas células se acumularem e mais chances de que alguns desses danos possam levar ao câncer.

No entanto, o câncer pode ser diagnosticado em qualquer idade. Como exemplos, o câncer de ossos e o câncer de sistema nervoso central é mais comum em crianças e adolescentes. Neste caso, as alterações no DNA ocorreram no início da vida da criança ou mesmo antes do nascimento.

Mais raramente, algumas pessoas já podem nascer com danos (mutações) nas células que foram herdados e que tornam o câncer mais provável ao longo da vida, geralmente em idade mais jovem.

De qualquer forma, embora os fatores de risco ao longo da vida e a hereditariedade influenciem o desenvolvimento de câncer, nada determina com certeza que um indivíduo terá câncer à medida que envelhecer.

 

Dr. Rodrigo de Assis Moraes

Médico Oncologista Clínico

CRM-SP 124.668 | RQE 44.725

 

Última atualização: 06/04/2022

 

Artigos Relacionados

Rodrigo de Assis Moraes – Doctoralia.com.br

Fique por Dentro

Receba as Novidades

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Oncologista Clínico em
Campinas - SP

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Médico Oncologista Clínico em Campinas - SP com a missão diária de ajudar as pessoas no enfrentamento do câncer e contribuir para a promoção da saúde e do bem estar.

Graduação e residência médica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com estágio na Mayo Clinic nos EUA e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Associação Médica Brasileira.

Posso ajudar?