Prognóstico

Ao receber um diagnóstico de câncer, o paciente deseja saber do médico sobre a gravidade da doença e suas chances de cura ou controle da doença. Ainda que seja possível conhecer a história natural das doenças na população em geral, não é possível garantir com precisão exata como será a evolução da mesma num indivíduo em específico.
Imagem Prognóstico

O que é e como é feito o prognóstico do paciente com câncer?

Prognóstico é a estimativa da evolução e da duração da doença. Os principais fatores que afetam o prognóstico do paciente são:

  • O tipo histológico de câncer;
  • O grau histológico do câncer;
  • A localização do câncer;
  • O estágio do câncer;
  • A idade e o estado geral do paciente;
  • A resposta individual do paciente ao tratamento.

Por que saber o prognóstico do câncer é importante?

O paciente que está com câncer e seus familiares encaram muitos desafios. Entender sobre a doença é uma maneira de tomar decisões mais corretas do ponto de vista pessoal e social.

Ao saber mais sobre a doença e seu prognóstico, é possível ao paciente, aos familiares e à equipe de saúde decidirem sobre:

  • Qual tratamento é melhor para si no momento;
  • Se o paciente deseja o tratamento;
  • Como cuidar de si e lidar com os efeitos colaterais do tratamento;
  • Como lidar com questões financeiras, trabalhistas e legais.

Alguns pacientes podem não querer saber detalhes do prognóstico do câncer por temerem uma resposta desanimadora por parte do médico.

Outros preferem saber inclusive dados estatísticos do câncer, que, embora descrevam o que acontece com a população acometida pela doença, não se aplicam necessariamente ao indivíduo em específico.

De qualquer forma, o médico que conhece o caso do paciente e em quem ele confia é o profissional mais adequado para discutir seu prognóstico, sanando suas dúvidas pessoais.

Qual é a diferença entre remissão e cura do câncer?

Remissão significa o período em que o câncer está sob controle. Pode ser parcial ou completa.

  • Remissão parcial: quando ainda há vestígios do câncer no corpo, detectáveis por exames, embora esteja sob controle;
  • Remissão total: quando não há qualquer vestígio de câncer no corpo após o tratamento, embora exista o risco de a doença voltar.

Cura significa que não há qualquer vestígio de câncer no corpo após o tratamento e que o câncer nunca mais irá voltar, o que é difícil garantir com total segurança. Neste caso, o correto é dizer que não há sinais de câncer no momento, ou seja, remissão total.

O que é recidiva do câncer?

Recidiva ou recorrência é o reaparecimento do câncer após um tratamento inicial.

Embora muitos pacientes terão uma remissão total prolongada ou a cura do câncer, outros apresentarão recidiva. A recidiva pode acontecer porque após um tratamento com proposta curativa, existe o risco de algumas células malignas permanecerem no corpo por anos e se desenvolverem, fazendo o câncer reaparecer.

O risco de recidiva é maior nos 5 primeiros anos após o tratamento inicial. Por isso, mesmo o paciente que apresenta remissão completa também deve continuar o acompanhamento médico regular por esse período e até depois.

Isso significa consultar o médico periodicamente para relatar eventuais queixas relacionadas ou não ao tratamento e para ser examinado, além de realizar alguns tipos de exames de seguimento.

Eventualmente, tem que continuar com um tratamento adjuvante ou de manutenção para diminuir o risco de o câncer voltar.

 

Dr. Rodrigo de Assis Moraes

Médico Oncologista Clínico

CRM-SP 124.668 | RQE 44.725

 

Última atualização: 06/04/2022

 

Artigos Relacionados

Rodrigo de Assis Moraes – Doctoralia.com.br

Fique por Dentro

Receba as Novidades

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Oncologista Clínico em
Campinas - SP

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Médico Oncologista Clínico em Campinas - SP com a missão diária de ajudar as pessoas no enfrentamento do câncer e contribuir para a promoção da saúde e do bem estar.

Graduação e residência médica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com estágio na Mayo Clinic nos EUA e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Associação Médica Brasileira.

Posso ajudar?