Equipe Multidisciplinar

Os cuidados de saúde são oferecidos ao paciente não apenas pelo médico, mas também por uma equipe de profissionais que, dentro de suas áreas de atuação, podem contribuir para a melhora da assistência e dos resultados.
Imagem Equipe Multidisciplinar

O que é equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia?

Equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia é o time formado de vários profissionais com especialidades diferentes envolvidos de maneira colaborativa no cuidado ao paciente oncológico.

Qual é a importância da equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia?

O trabalho da equipe multiprofissional ou multidisciplinar é fundamental na assistência ao paciente oncológico, pois o câncer é uma doença de alta complexidade.

Cada profissional, dentro da sua especialidade, oferece cuidados que se somam às competências dos demais, aumentando a chance de sucesso em se atingir o objetivo em comum: o bem estar do paciente.

Assim, o plano de cuidado oferecido pela equipe deve ser voltado não apenas para a doença em si, mas para o paciente como um todo, incluindo seu contexto biopsicossocial (corpo, mente, espírito, sociedade), de forma individualizada e humanizada.

Uma equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia é capaz de oferecer diversos benefícios ao paciente:

  • Agilidade no diagnóstico e início de tratamentos;
  • Melhor adesão aos cuidados;
  • Melhor controle dos sintomas;
  • Aumento da qualidade de vida.

Os cuidados de saúde são oferecidos ao paciente não apenas pelo médico, mas também por uma equipe de profissionais que, dentro de suas áreas de atuação, podem contribuir para a melhora da assistência e dos resultados.

Quais especialidades médicas fazem parte da equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia?

Qualquer especialidade médica pode estar representada na equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia, o que depende de cada caso.

No entanto, existem três especialistas mais frequentemente presentes na equipe durante o tratamento do paciente oncológico:

  • Cirurgião: responsável por realizar biópsias e cirurgias. Representado pelas diversas especialidades cirúrgicas que realizam tais procedimentos;
  • Oncologista: responsável por prescrever tratamentos com medicamentos quando há indicação. Representado pelo Oncologista Clínico (cuida de pacientes adultos com neoplasias sólidas), Onco-Hematologista (cuida de pacientes adultos com neoplasias hematológicas) ou Oncopediatra (cuida de pacientes pediátricos com câncer);
  • Radio-Oncologista: responsável por prescrever radioterapia quando há indicação.

Além dos médicos, quais profissões mais frequentemente fazem parte da equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia?

Uma equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia é integrada por todos os profissionais de saúde graduados, técnicos e auxiliares envolvidos na assistência ao paciente.

Além da Medicina, as profissões da área da saúde com graduação que mais frequentemente estão representadas na equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia são:

  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Nutrição;
  • Psicologia;
  • Fisioterapia;
  • Serviço Social.

Além dessas, outras profissões da área da saúde com graduação que também podem estar representadas na equipe multiprofissional ou multidisciplinar em oncologia são:

  • Educação Física;
  • Odontologia;
  • Fonoaudiologia;
  • Terapia ocupacional;
  • Capelania.

Qual é o papel do Enfermeiro na assistência do paciente oncológico?

O Enfermeiro é o profissional responsável por prestar cuidados ao paciente em todas as fases da sua jornada, do diagnóstico ao tratamento, visando restabelecer sua saúde e bem estar.

O trabalho do Enfermeiro inclui planejar, executar e reavaliar os cuidados de enfermagem operatórios, radioterápicos e a administração de medicamentos como quimioterapia.

Qual é o papel do Farmacêutico na assistência do paciente oncológico?

O Farmacêutico é o profissional responsável por manipular e gerenciar os medicamentos prescritos ao paciente, além de rastrear interações medicamentosas e efeitos colaterais.

O trabalho do Farmacêutico assegura que o tratamento medicamentoso seja feito de maneira adequada, conforme indicação e posologia recomendadas, visando a segurança do paciente.

Qual é o papel do Nutricionista na assistência do paciente oncológico?

O Nutricionista é o profissional responsável por elaborar um plano e um acompanhamento nutricional ao paciente, considerando suas preferências e possibilidades.

O trabalho do Nutricionista inclui assegurar o aporte de nutrientes e adaptar os hábitos alimentares do paciente aos sintomas decorrentes da doença ou o tratamento.

Qual é o papel do Psicólogo na assistência do paciente oncológico?

O Psicólogo é o profissional responsável por oferecer suporte emocional para o paciente e seus familiares/cuidadores, referente ao impacto que a doença ou tratamento acarretam.

O trabalho do Psicólogo inclui o apoio psicossocial e psicoterapêutico, visando auxiliar o paciente no enfrentamento da doença.

Qual é o papel do Fisioterapeuta na assistência do paciente oncológico?

O Fisioterapeuta é o profissional responsável por auxiliar na manutenção e na reabilitação física do paciente que se encontra debilitado pela doença ou pelo tratamento.

O trabalho do Fisioterapeuta inclui orientar e prescrever movimentos e manobras visando melhorar a capacidade motora e respiratória do paciente.

Qual é o papel do Assistente Social na assistência do paciente oncológico?

O Assistente Social é o profissional que auxilia o paciente e os familiares/cuidadores na busca de recursos sociais básicos, a fim de garantir sua assistência integral.

O trabalho do Assistente Social inclui a divulgação de informações sobre direitos e deveres, além da intermediação de conflitos sociais e aconselhamento.

Qual é o papel do Educador Físico na assistência do paciente oncológico?

O Educador Físico é o profissional que prescreve atividade física ao paciente de acordo com suas preferências e possibilidades para amenizar as consequências da doença e do tratamento.

O trabalho do Educador Físico inclui estimular e orientar o paciente a praticar atividade física, visando melhorar seu bem estar e elevando sua autoestima.

Qual é o papel do Dentista na assistência do paciente oncológico?

O Dentista é o profissional responsável pela saúde bucal do paciente, atuando de maneira preventiva ou reabilitadora.

O trabalho do Dentista inclui a avaliação e tratamento de afecções bucais decorrentes ou não do tratamento oncológico, como a laserterapia para mucosite.

Qual é o papel do Fonoaudiólogo na assistência do paciente oncológico?

O fonoaudiólogo é o profissional que auxilia na reabilitação da fala, audição e deglutição do paciente que se encontra debilitado em decorrência da doença ou do tratamento.

O trabalho do Fonoaudiólogo inclui avaliar, diagnosticar e intervir a fim de restabelecer ou readaptar a comunicação e a alimentação do paciente.

Qual é o papel do Terapeuta Ocupacional na assistência do paciente oncológico?

O Terapeuta Ocupacional auxilia o paciente com limitação funcional a recuperar suas atividades diárias.

O trabalho do Terapeuta Ocupacional inclui avaliar, diagnosticar e intervir nas perdas funcionais do paciente, sejam físicas, cognitivas ou psicossociais.

Qual é o papel do Capelão na assistência do paciente oncológico?

O Capelão é o profissional que auxilia o paciente e os familiares/cuidadores em suas necessidades espirituais, independentemente de suas crenças.

O trabalho do Capelão inclui prestar aconselhamento espiritual e realizar cultos religiosos em hospitais.

 

Dr. Rodrigo de Assis Moraes

Médico Oncologista Clínico

CRM-SP 124.668 | RQE 44.725

 

Última atualização: 06/04/2022

 

Artigos Relacionados

Rodrigo de Assis Moraes – Doctoralia.com.br

Fique por Dentro

Receba as Novidades

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Oncologista Clínico em
Campinas - SP

Imagem Dr. Rodrigo Moraes

Médico Oncologista Clínico em Campinas - SP com a missão diária de ajudar as pessoas no enfrentamento do câncer e contribuir para a promoção da saúde e do bem estar.

Graduação e residência médica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com estágio na Mayo Clinic nos EUA e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Associação Médica Brasileira.

Posso ajudar?