Estadiamento
O que é estadiamento do câncer?
O estadiamento é uma descrição da extensão do câncer.
Uma vez confirmado o diagnóstico do câncer por meio de uma biópsia, o médico determinará o seu estágio por meio de alguns dos exames complementares.
Em outras palavras, o estadiamento do câncer indica o tamanho do tumor ou o quanto ele invadiu os tecidos vizinhos, se ele espalhou pelos vasos linfáticos até os linfonodos (gânglios linfáticos) próximos, e se ele espalhou pelos vasos sanguíneos até órgãos distantes.
O que é o sistema de estadiamento TNM?
Existem alguns sistemas de estadiamento, mas o principal, usado para a maioria dos tumores sólidos e mundialmente usado entre os médicos oncologistas, chama-se TNM. Neste sistema, cada letra representa uma informação importante:
- T: vem de Tumor, ou seja, a extensão local (na origem) do tumor primário;
- N: vem de Nodes, ou seja, a extensão regional (nos linfonodos) do tumor;
- M: vem de Metastasis, ou seja, a extensão distante (em outros órgãos) do tumor.
A partir de uma análise clínica e por exames complementares do paciente, um número (e às vezes uma letra minúscula) é definido para cada letra do conjunto TNM.
Então, dependendo da combinação de letras e números, podemos representar o estágio do câncer de maneira simplificada em algarismos romanos, de I (um) a IV (quatro). O estágio I é o mais inicial; o estágio IV, o mais avançado.
Para cada tipo de câncer, existem tabelas específicas para se chegar a essa classificação.
Por exemplo, vamos considerar uma pessoa com o diagnóstico de câncer de cólon (intestino grosso).
Digamos que o tumor invade apenas a camada mais superficial de dentro do órgão e não atingiu nenhum gânglio próximo ou órgãos distantes. Neste caso, ele pode ser classificado como estágio I (um).
Agora, vamos supor que o tumor invade toda a parede do órgão até a gordura em volta. Além disso, atingiu oito gânglios linfáticos próximos, bem como o fígado. Então, esta doença pode ser classificada como estágio IV (quatro).
Qual é o objetivo do estadiamento do câncer?
Os objetivos do estadiamento do câncer após o diagnóstico clínico ou cirúrgico são:
- Avaliar o prognóstico (gravidade);
- Orientar o tratamento da doença;
- Padronizar a classificação da extensão da doença, facilitando sua comparação em pesquisas clínicas.
Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Médico Oncologista Clínico
CRM-SP 124.668 | RQE 44.725
Última atualização: 06/04/2022
Artigos Relacionados
DIAGNÓSTICO
Fique por Dentro
Fé, medicina alternativa e autonomia do paciente
Diante de uma doença, o paciente deve se atentar para buscar ajuda de profissionais da área da saúde sérios e comprometidos com a ciência.
Câncer e vacina contra a gripe: 10 dúvidas comuns!
A gripe costuma atacar no outono e inverno. Pacientes com câncer devem ficar mais atentos! Saiba por que e se eles podem tomar a vacina!
3 motivos para você se informar sobre o câncer!
Qual é o significado do câncer? Entenda os três motivos por que essa doença merece sua atenção! Encare o assunto de frente e com coragem!
Receba as Novidades
Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Oncologista Clínico em
Campinas - SP
Médico Oncologista Clínico em Campinas - SP com a missão diária de ajudar as pessoas no enfrentamento do câncer e contribuir para a promoção da saúde e do bem estar.
Graduação e residência médica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com estágio na Mayo Clinic nos EUA e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Associação Médica Brasileira.
Onde Estou
Consultório Particular
Telemedicina